terça-feira, 13 de março de 2012

Heroes 2

Deu vontade de deixar registrado em algum lugar, os nomes das pessoas que marcaram de uma maneira ou de outra a minha vida.
Os Srs Hewlett e Packard já renderam um post há algum tempo.
Hoje falo de mais um herói de seu tempo, que além de visionário, empreendedor e, incansável experimentador, também era engenheiro eletrônico.  Algumas vezes chego a pensar que esta é a nossa sina. Mais que qualidades, estes predicados beiram a maldição...

Falo do Sr Seymour (Roger) Cray.

Lá pelos idos dos anos 80´s li um artigo na Folha de São Paulo sobre sua mais recente criação: o CRAY II XMP4.
Virei fã do cara instantaneamente.


CRAY II XMP4

Além de lindo, aquele supercomputador estava anos-luz à frente de tudo o que existia (NEC, IBM, BURROUGHS, HP, etc), e fora projetado, não por uma centena de cientistas e especialistas, mas havia saído da mente de um homem só!
Para ilustrar, cito quando perguntaram quais ferramentas de CAD/CAE ele havia usado no projeto do CRAY I. Ele respondeu: "lápis nr3 e papel quadriculado, mas usado pelo lado de trás, de forma que as linhas não ficassem muito aparentes..."

A Filosofia de projetos do Sr Cray era bem simples:
1) Remova todo o calor.
2) Sinais que devem chegar juntos, TÊM que chegar juntos.

Quando indagado sobre a tendência de uso da computação distribuída versus mainframes centralizados, ele respondeu o seguinte:
" Para puxar um arado você usaria um touro ou 2000 galinhas?"

Por estas e por outras, ele está na minha lista.






Um comentário:

  1. Descobri agora há pouco; o TUPÃ do CPTEC em Cachoeira Paulista é da CRAY! Este é o supercomputador que faz a previsão do tempo no Brasil...se bem que pela quantidade de erros na previsão, das duas uma: ou só tem meteorologista 1/2 boca pra interpretar os dados ou estão usando o CRAY pra simular explosão nuclear e não estão contando pra gente...

    ResponderExcluir