quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Paguei a língua...

Pra quem acha que o Aikidô dos Shihans é Aikidô mágico, como eu de vez em quando desconfio, fica a minha lição:

Domingo passado estava no dojô como ukê dos faixas marrons que estão com o exame de shodan marcado.
O Sensei desceu e começou a treinar. Chamou o G., depois chamou o K. e assim foi.
Depois de uma 1/2 hora, pediu para eu ajudá-lo.

O exercício era bem simples.
Disse ele:
- Segure meus pulsos o mais firme que puder e não me deixe movimentar os braços.
Segurei com cada uma das mão os seus pulsos e firmei uma base bem baixa e estável, foi um zenkutsudachi de dar orgulho no Funakoshi (que os Kamis o tenham...).
Sem grandes volteios e movimentos inúteis, fui levantado do chão com uma projeção de braços para cima, como se o Sensei estivesse segurando um barril entre seus braços e usando o seu hara para levantar tudo ao mesmo tempo (o "barril imaginário" e o Luciano bem real, juntos).

Com os dois pés fora do chão, não tive alternativa senão virar um pouco de lado de forma a fazer um ushiro kaiten ukemi henka waza. Caía e levantava, corria de volta até o Sensei e segurava os pulsos dele novamente. Foram umas 8 ou 9 quedas seguidas.

Nesta hora o intelecto falou alto:
- Catzo! Como ele está fazendo isto sem se mover?! Só com os braços apontando levemente para cima e com o hara? Eu peso quase 90kg e ele nem sequer esboça que está fazendo força! Vou segurar mais forte ainda!

Deu no que deu.
Minhas pernas e quadril realmente ficaram plantados no chão, mas meu tronco (da cintura para cima) foi arremessado para alto.
Resultado:
Meu fêmur esquerdo desconectou-se do meu quadril momentaneamente luxando alguns ligamentos e me tirando de circulação por algumas semanas...
Hoje, cinco dias depois do ocorrido, estou conseguindo dar os meus primeiros passos de novo sem a ajuda das paredes.

Reflexão:
Quando vemos o povo se jogando prá lá e prá cá ao treinar com a "velha guarda", não pensem que é para fantasiar ou deixar a coreografia bonita, é porque o "bicho pega" se você não sair do caminho!

Terei mais algumas semanas para refletir sobre isto e aprender alguma coisa!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário