sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mais sobre Aikidô

Meus caros,
Quando estamos no tatame alternamos sempre a função de Naguê e de Ukê (o que executa as técnicas e o que é "executado" nas técnicas), objetivando treinar nosso corpo-mente-alma para a atuação em uma situação de enfrentamento, seja no sentido figurado, seja numa situação de perigo real.

Como Naguê, precisamos saber como conduzir a energia do nosso oponente (Ukê), sentir como o Ki flui durante esta interação e determinar, seja por nossa vontade ou pelas circunstâncias que se apresentem, a melhor forma de nos harmonizar com este oponente de maneira que esta agressão cesse na sua fonte.
Uma vez alcançado este ponto de equilíbrio, o Ukê deixa de ser uma ameaça real e imediata para se tornar parte do Universo e, em comunhão com o todo (inclusive com o Naguê), simplesmente desaparecer.

Esta é a atitude Naguê.

O Ukê por sua vez, deve assumir uma postura verdadeira, honesta e franca. O objetivo primeiro do Ukê, para que o Naguê possa particar seu Aikidô-verdadeiro, é o de procurar o tempo todo, provocar injúrias e neutralizar o Naguê, desferindo golpes fortes, seguros e contundentes (respeitando, é lógico, as limitações do nossso companheiro de treinos).
Apesar desta atitude feroz e devastadora que deve haver no momento do golpe desferido pelo Ukê, temos que ter em mente que o Naguê está praticando também. Não estamos em uma arena de vaidades e egos lutando para mostrar quem é melhor, mais forte, mais inteligente, mais isso ou mais aquilo.
Apesar de todas estas facetas da nossa personalidade (Egos) aparecerem nestes momentos, devemos aprender a reconhecê-las e entendê-las para manter o controle da situação. Nestes momentos estamos crescendo como indivíduos e como Aikidoístas. Podemos até não ter uma técnica apurada ou o físico de um jovem de 20 anos, mas crescemos e aprendemos. E muito!

Esta é a postura requerida para um bom Ukê.

Portanto, na prática do Aikidô, temos que alternar não somente a posição Ukê-Naguê, mas também a intenção.
Ora somos a força positiva-ativa, ora somos a força negativa-passiva para que floresça a terceira força, ou melhor, a resultante do embate +/-, a força Neutralizante, ou Pacificadora.

Lembremo-nos que o Universo possui as 3 forças primordiais: Positiva, Negativa e Neutralizante. Essa idéia do Universo primordial com 3 tipos de energia fundamentais pode ser observada nas entrelinhas de todos os verdadeiros caminhos (A Trimurti do Hinduísmo, A Trindade do Cristianismo, as Três-Leis do Gnosticismo, O Tao do Taoísmo, e por aí a fora), seja nas obras e escritos do O´Sensei, seja nas palavras deixadas pelo Sr Gurdjieff. Do Oriente ao Ocidente, as grandes mentes sempre trabalharam e trabalham ainda com este conceito.
No Aikidô não é diferente.

Tenha em mente:
"Quando Naguê, seja o maior pacifista do Universo.
Quando Ukê, seja o maior demônio sobre a face da Terra!"

Isto é a essência de ser tranquilo, pacífico, justo e, acima de tudo, honesto.
O Aikidô é um dos caminhos do auto-conhecimento e, por consequência, de Deus (chame-O da forma que quiser).

Bom treino, seja no tatame, seja no seu dia-a-dia!




PS.: Minhas aulas, às quintas-feiras 20h30 no Instituto Takemussu de Aikidô, são para ensinar o demônio interior se fazer presente quando necessário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário