quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Imagens

Meus caros,
Sábado passado foi o exame geral de faixas do Instituto Takemussu de Aikido.
Como Shodan, foi minha primeira vez na banca de avaliações.
O tatami foi dividido em 3 áreas onde um professor Yondan (quarto grau) comandava uma leva de examinados e examinadores. Fiquei na área central com o Edu de chefe.
Lá pela metade do exame, o Sensei Wagner mandou todos pararem o que estavam fazendo e pediu para que todos se sentassem.
Deslocou então, um trio de alunos faixas roxas para a área iluminada pelo Sol que entrava pela janela central.
Um deles foi posicionado no centro e aos outros dois, ordenou-se que o atacassem ininterruptamente no Ju-waza (técnicas livres contra os adversários - simulando um confronto real).
O que se seguiu valeu o dia.
Foi uma das melhores performances de Ju-waza que já havia visto, ainda mais levando-se em conta o fato de serem 3 iniciantes (praticamente).
Velocidade, fluidez e elegância nos golpes desferidos pelo rapaz que servia de naguê (o que recebe os ataques dos outros dois).
Finalizada a contenda, o Sensei mandou que retomássemos as atividades do exame.

No final da tarde, após o exame e durante a festa de confraternização, um colega emitiu o seguinte comentário:
- Você reparou no Ju-waza dos faixas roxas?
-Sim. Disse eu. Muito bom por sinal.
-Você sabia que o rapaz só avisou que tinha 5% de visão no momento da luta pois não queria que o tratassem de forma diferenciada durante o exame? E que só pediu para ir para uma área com mais luz para que pudesse enxergar melhor os "vultos" dos atacantes?

Me caiu o queixo.

Naquele instante me vieram algumas coisas a cabeça:
Será que se ele tivesse 100% de visão, teria se superado e feito o que fez com maestria?
E nós, que temos 100% de visão, o que fazemos quando somos colocados na mesma situação?
É realmente a visão nosso principal sentido?
Será que não vivemos confundindo nossa máquina humana ao insistir em usar nossas habiliades naturais de forma equivocada, obrigando a mente a reagir, intelectualizando os sentimentos e nos emocionando com nosso corpo?

O objetivo primeiro de todas as escolas iniciáticas é fazer com que voltemos às origens. Pensando com a mente, sentindo com as emoções e reagindo com o físico.

É necessário que sejamos desabilitados de parte de nossa capacidade para que enxerguemos isto, ou é possível fazê-lo de forma consciente?

Trabalho, trabalho, trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário