terça-feira, 4 de agosto de 2009

Aula ontem

Ontem durante o treino pude sentir como às vezes com pequenos atos, provocamos nas pessoas ao nosso redor, um sentimento de gratidão que pode durar uma vida, e nem sequer nos damos conta do que estamos fazendo a época para estas pessoas.
Quando o B. estava prestes a fazer seu exame de Shodan, não percebi o quanto era importante para ele o fato de eu ficar a disposição meses a fio como ukê. (Só hj entendo, pois passei pela mesma coisa).
Esta atividade de ukê faixa-marrom, na minha opinião, é um momento de aprendizado único. Arriscaria dizer que é um dos mais importantes. Nos doamos o tempo todo. Sem cobrar nada em troca. Simplesmente deixamos de lado tudo o que poderíamos ficar treinando, corringindo nossos prórpios defeitos e de maneira egoísta evoluir em nós mesmos. Mas não. Ficamos à disposição de outro. Tomando chaves, torções e tombos, um atrás do outro, horas e horas a fio. Fazendo tudo o que podemos para que o outro cresça e corrija as pequenas imprfeições, pois a vitória no exame do nosso naguê, por tabela, é uma vitória nossa também.

Hoje estou do outro lado. Da minha parte, quero retribuir a cada um dos que me ajudaram, da melhor maneira que eu puder. Lembrando-me do que o B. falou ontem sobre a oportunidade dos novatos treinarem com os veteranos, tiro minha lição de ajudar aos que me ajudaram e de permanecer à disposição dos mais veteranos realimentando este ciclo de doação-gratidão.

Espero poder retribuir à altura àqueles que me ajudaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário